29 de março de 2024

Anvisa confirma caso de Covid em passageiro que passou pela África do Sul

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo (28) que identificou um caso positivo da Covid-19 em um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul. Desembarcou em Guarulhos em 27 de novembro de 2021 em um voo da Ethiopian Airlines. Não há confirmação se o caso é da variante ômicron. Segundo a agência, o paciente está isolado e já foi vacinado.

Eis a íntegra da nota da Anvisa.

As determinações da Anvisa estabelecem que passageiros de viagem internacional precisam apresentar teste RT-PCR negativo com exame feito, no máximo, 72 horas antes do embarque no voo de origem. Segundo a agência, o passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo e assintomático.

Depois da sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do sábado (27) sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

“Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso”, diz um trecho do comunicado da agência.

O governo brasileiro seguiu a recomendação da às determinações da Anvisa estabelecem que passageiros de viagem internacional precisam apresentar teste RT-PCR negativo com exame feito, no máximo, 72 horas antes do embarque no voo de origem. Segundo a agência, o passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo e assintomático.

No sábado a Anvisa adicionou 4 países a lista de recomendações: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. O governo ainda não se manifestou sobre a inclusão ou não desses países.

A Anvisa proibiu a entrada de viajantes vindos da África do Sul, da Botsuana, de Suazilândia, de Lesoto, da Namíbia e do Zimbábue. A medida passa a valer a partir das 0h desta segunda-feira (29).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *