25 de abril de 2024

Consumo de energia no Brasil recua 2,4% na primeira quinzena de novembro, diz CCEE

0

Close up of electric tungsten bulb illuminating

O consumo de energia elétrica no Brasil recuou 2,4% na primeira metade de novembro, ante o mesmo período de 2020, para 61.924 MW médios, mantendo uma tendência de queda na comparação anual, apontaram dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na noite desta terça-feira (23).

“As temperaturas mais amenas dos últimos dias nas regiões Sul e Sudeste, que costumam demandar mais energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), são a principal explicação para o resultado”, disse a CCEE, em nota. O menor uso de ar condicionado acaba colaborando para reduzir a demanda por eletricidade.

O declínio foi puxado pela menor demanda do mercado regulado, que atende consumidores de menor porte, como pequenos comércios e as residências, disse a câmara. Neste ambiente foram utilizados 39.987 MW médios, volume 6,1% menor na comparação anual.

Já no mercado livre, que fornece eletricidade para clientes de alta tensão, como indústrias e shoppings, o consumo foi de 21.938 MW médios, avanço de 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *