29 de março de 2024

Em Pernambuco provas do Enem terá reforço na segurança

0

A segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Pernambuco, nos próximos dois domingos (21 e 28), será feita por 2.183 policiais militares a cada dia. O efetivo é 40% maior que o empregado na última edição da avaliação, em janeiro deste ano, quando 1.520 homens atuaram em cada dia de provas. O aumento se deve a mais recursos repassados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame e que paga pelo serviço.

Estão inscritos, no Estado, 178.777 estudantes, distribuídos em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Os PMs farão a segurança no entorno dos 820 prédios onde haverá aplicação do exame e na escolta dos cadernos de provas até esses locais.

Recife, Região Metropolitana e a Zona da Mata vão concentrar a maior quantidade de policiais, 732 ao todo. Para o Agreste serão designados 709 homens. Outros 398 atuarão no Sertão e quatro em Fernando de Noronha. Para a escolta dos cadernos de provas está programado um efetivo de 249 agentes.

“Vamos empregar, nesta edição do Enem 2021, 2.183 PMs por dia. Tivemos um aporte financeiro mais robusto do Inep, o que nos permitiu chamar mais policiais e oferecer um serviço de melhor qualidade”, destaca o diretor adjunto de Planejamento Operacional da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Alexandre Tavares. O órgão federal repassou para a PMPE, segundo ele, cerca de R$ 1.180 milhão, contra R$ 680 mil em janeiro passado.

O coronel ressalta que o efetivo que faz o policiamento ordinário nas ruas não é afetado. Para a segurança do Enem são chamados PMs que estão em seus dias de folga e aceitam realizar o trabalho para garantir uma renda extra. Eles estarão a pé e motorizados. A quantidade em cada local depende do número de candidatos nos prédios.

No Recife, de acordo com o Inep, há 40.054 candidatos, município com o maior contingente de inscritos no Enem em Pernambuco. Um terço dos 300 policiais que vão trabalhar no exame na capital estará na área central por ser a região com mais vestibulandos fazendo o Enem. Os prédios das faculdades Unibra e Unicap, ambas no bairro da Boa Vista, são os endereços com mais participantes.

Será montado novamente um centro de controle, no Recife, com representantes de vários órgãos governamentais (PM, Bombeiros, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária; CTTU, Compesa) e de empresas como Celpe, para monitorar a aplicação das provas.

“Caso haja algum problema de mobilidade, fornecimento de energia, segurança, por exemplo, teremos como agir rapidamente para não atrapalhar o desdobramento do exame”, enfatiza o coronel Alexandre. Haverá também centro semelhante montado em Caruaru e Serra Talhada.

Os malotes com as provas chegaram em Pernambuco no início deste mês. Estão guardados em quartéis do Exército e da PM ou em depósitos dos Correios nas cidades de Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *