19 de abril de 2024

MEC divulga projeto-piloto das avaliações diagnósticas para os anos finais do Ensino Fundamental

0

Prédio do Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o projeto-piloto das avaliações diagnósticas para os anos finais do Ensino Fundamental. As avaliações diagnósticas integram a proposta de Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens, proposta no âmbito do Programa Brasil na Escola (PBE).

A ferramenta já está disponível na versão piloto para todas as escolas ofertantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para as escolas contempladas pelo Eixo Apoio Técnico e Financeiro do PBE, também estará disponível a impressão das avaliações e materiais, bem como o reembolso de monitores com recursos do Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE).

A plataforma disponibilizará, ainda, ferramentas para a recomposição da aprendizagem e correção de fluxo. Além de testes e devolutivas, a ferramenta contará com funcionalidades para o mapeamento das aprendizagens e reagrupamentos de estudantes conforme o seu nível de proficiência.

A expectativa é de que essa estratégia impacte mais de 47 mil escolas públicas, totalizando 10 milhões de estudantes atendidos. Essa ação é Coordenada pela Secretaria de Educação Básica e foi desenvolvida em conjunto com as Universidades Federais de Juiz de Fora, do Ceará e de Alagoas, Banco Mundial e em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as autarquias vinculadas ao MEC.

Realize o cadastro e conheça a plataforma.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *