29 de março de 2024

SAMU ENTRA EM FUNCIONAMENTO ATÉ MARÇO

0

O Secretário de saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, apresentou o plano de funcionamento do SAMU consorciado na região da III macrorregional em Serra Talhada, que envolve 35 municípios do Pajeú, Moxotó e Sertão Central, englobando 860 mil pessoas. Desses 35, quatro ainda não haviam assinado o termo de adesão: Tuparetama, Ibimirim, Quixaba e Iguaracy, mas assinaram o termo durante a reunião.

A apresentação se deu na tarde desta quinta (14), na câmara de vereadores de Serra, promovida pelo CIMPAJEÚ.

Na apresentação, aspectos como a pactuação de financiamento, com as devidas contrapartidas para cada município, bem como as adequações necessárias para que o serviço possa entrar em funcionamento, como a revisão técnica das ambulâncias, algumas das quais precisam passar por reparos.

A reunião contou com as participações dos Prefeitos de Serra Talhada, Floresta, Iguaraci, Ingazeira, Sertânia, Itapetim, Carnaíba, Solidão, dentre outros. O Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira, foi representado pelo vice, Daniel Valadares. Também participaram o promotor Lúcio Almeida, os ex-prefeitos Luciano Duque (Serra), João Batista (Triunfo) e José Patriota (Afogados), também Presidente da AMUPE.

“Quando o serviço começar quem vai dizer para onde as ambulâncias vão não é o Prefeito, são os médicos que irão atuar na central de regulação. O conjunto das ambulâncias tem que atender o conjunto das necessidades. Não estamos contratando ambulâncias, mas o serviço. A despesa é dividida por todos, de acordo com as populações de cada cidade,” avaliou o Presidente da Amupe. Ele destacou o prejuízo para os municípios que não aderirem, tanto político, uma vez que a população vai cobrar do gestor, quando jurídico, uma vez que podem ser ajuizadas ações juro ao Ministério Público. “A população não pode pagar pela falta de entendimento entre os Prefeitos,” afirmou Patriota.

O Promotor Lúcio Almeida destacou a importância da operação consorciada, para que o SAMU possa atender à população da região. Os municípios de Arcoverde, Tacaratu, Manari, Inajá, Carnaubeira da Penha, Tupanatinga e Santa Terezinha assinaram o termo de adesão mas estão inadimplentes com a primeira parcela do rateio para colocar o serviço em pleno funcionamento. Na reunião, todos assumiram o compromisso de quitar a primeira cota.

“Afogados está em dia e assinou termo para colocação do serviço em funcionamento. A reunião foi positiva pois todos os municípios aderiram, o que é importante para esse processo, até porque juntos somos mais fortes,” declarou o vice, Daniel Valadares. Março é o prazo final para que o SAMU comece a operar na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *