29 de março de 2024

Brasil tem 80 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a covid

0

O Brasil chegou a 68,6% da população vacinada com ao menos uma dose de um imunizante contra a covid-19. O número representa 146.370.332 pessoas vacinadas com 1ª dose ou dose única até às 22h de sábado (18).

O número de habitantes totalmente vacinados ultrapassou 80 milhões. São 80.247.901, o equivalente a 37,6% da população.

Ao todo, 222.156.430 doses foram administradas no país. Dessas, 258.978 correspondem à 3ª dose, que já começou a ser aplicada em alguns municípios.

Os dados são da plataforma coronavirusbra1, que compila registros das secretarias estaduais de Saúde.

As vacinas aplicadas no Brasil com duas doses são a CoronaVac, o imunizante da AstraZeneca e o da Pfizer. Também está em uso a vacina da Janssen, que requer só uma dose.

São Paulo é o Estado com o ritmo mais avançado de vacinação: 80,2% da população foi vacinada com a 1ª dose ou dose única. Roraima tem o ritmo mais lento: 49,8% dos habitantes do Estado receberam o imunizante.

Mato Grosso do Sul lidera com a maior proporção da população totalmente vacinada (52,3%). Roraima tem o menor percentual de totalmente vacinados (18,3%).

OS DADOS

Os dados são da plataforma coronavirusbra1, mantida por Carlos Achy, Leonardo Medeiros, Wesley Cota e voluntários, que compilam os números de vacinação divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde.

O Ministério da Saúde também dispõe de uma plataforma que divulga dados sobre a vacinação: o Localiza SUS. Contudo, os números demoram mais para ser atualizados.

A plataforma do ministério depende de Estados e municípios preencherem os dados – de acordo com os critérios do governo federal– e enviarem à pasta. Quando uma dose é aplicada, as cidades e os Estados têm 48h para informar ao ministério. Mas nem sempre esse prazo é seguido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *