25 de abril de 2024

Prefeitura de Iguaracy iniciou o programa de aração de terras no município

0

Por Fernando Castilho/JC

Governar é contrariar interesses. O governador Paulo Câmara sabe que, nas próximas semanas, a menos que Pernambuco seja um ponto fora da curva, terá proibir qualquer tipo de festa privada que gere aglomeração seja com 3mil, 300 ou 1 mil pessoas.

A sabedoria popular ensina que não dá para mudar uma realidade ainda que ela nos seja difícil. Ou como naquele conhecido comercial da Casa Lux. “O pior cego é aquele que não quer ver”.

Isso quer dizer que não dá para achar que o impacto da variante ômicron vai fazer uma curva no Estado de Pernambuco suficiente para fazer festa fechada no Carnaval com segurança e risco mínimo de novas contaminações.

Também quer dizer que, como aconteceu nos demais países, o pico da Covid 19 vai chegar e no nosso caso bem perto do Carnaval. Não é uma expectativa. É uma possibilidade matemática.

Então, é importante para quem acha que dá para contornar e fazer festa com todas as medidas de segurança também trabalhar com a possibilidade do cancelamento porque ela é real.

O fato novo na pandemia da Covid-19 é que a ômicron simplesmente contamina mais. Felizmente com menos gravidade. Mas contamina mais e pronto.

Achar que dá para juntar 3 mil, 5 mil e não provocar uma explosão de casos é querer enganar o freguês.

Se o Governo do Estado autoriza, sabe que vai ter reflexo nos hospitais públicos e privados. Só precisa fazer a conta do custo social e de saúde.

Todo mundo acha que é legal fazer festa. E é. Mas não tem isso de medidas sanitárias com 3 mil pessoas bebendo, suando e dançando junto. Estão querendo enganar a quem, além de si mesmo?

Existem momentos em que a realidade se impõe. Não dá para mudar.

Então, é bom saber que o que pode acontecer é a coisa piorar. Melhorar não tem como diante do que já se observa no resto mundo.

Mas tem gente que sempre acha que o mundo pode ser do jeito que sonha. Paciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *