29 de março de 2024

Em novo golpe, falso entregador pede ‘foto de confirmação’ e recebe financiamento de até 100 mil reais em nome da vítima

0

O novo golpe junta o conhecimento de dados pessoas, que os golpistas já têm, com a identificação biométrica. Não basta uma foto antiga da pessoa, porque o aplicativo exige que a imagem seja registrada com a câmera do celular. Isso, em tese, adiciona uma camada de proteção ao processo. O Diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Adriano Volpini, diz que a identificação biométrica é tendência para autenticar identidades:

A identificação biométrica é tendência no Brasil e no mundo, não só no sistema financeiro, mas para diversos tipos de operações. Sabendo que há um risco nessa operação, os bancos investiram em ter uma forma de autenticar, de saber de que fato quem está usando os dados é o próprio cliente. Então, uma vez que foi iniciada essa operação de crédito, o cliente recebe um link, onde ele vai capturar sua foto e imagem do documento.

O falso entregador, portanto, está conectado no aplicativo do banco no momento em que pede a “foto de confirmação” à vítima que está recebendo o presente ou brinde. Por isso, os golpistas inclusive cobrem a tela do celular com fita adesiva, para que a pessoa não perceba que a foto está sendo tirada num aplicativo de banco, numa solicitação de financiamento.

Em outro caso mostrado na reportagem, o pedido de financiamento de veículo era no valor de R$ 100 mil.

Sobre os outros dados necessários para o cadastro, Volpini esclarece que essas informações provavelmente já constavam em bases de dados que foram vazadas e estão à venda por outros estelionatários.

Para as tentativas de financiamento mostradas na reportagem, os bancos não autorizaram os procedimentos. Mas os mesmos golpistas já aplicaram esta fraude em São Paulo, em Volta Redonda, estado do Rio, e Joinville, Santa Catarina. No Paraná, a polícia investigou esse tipo de golpe e prendeu três pessoas, e diz que há registro dessa falcatrua em todos os estados brasileiros.

Para se proteger deste golpe, aqui está o que você pode fazer:

  • Desconfie se estiver recebendo qualquer brinde, oferta, presentes que precise ser entregue em mãos.
  • Desconfie ainda mais da justificativa de que é necessária uma foto para comprovar o recebimento do brinde.
  • Se qualquer entrega tiver essas exigências, recuse, porque estarão tentando capturar suas informações e foto para utilização em operações fraudulentas.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *