29 de março de 2024

Em Pernambuco vacinação será ampliada entre idosos

0

As 84 mil doses da vacina anticoronavírus produzida pelo consórcio AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que chegaram a Pernambuco no último domingo, serão aplicadas nos cidadãos a partir dos 85 anos, faixa que representa 5% dos idosos do estado.

Já as 38,4 mil doses Sinovac/Butantan recebidas ontem (25), vão ampliar a imunização dos trabalhadores da saúde. Todas as doses seguem hoje às 12 Gerências Regionais de Saúde, que distribuem aos municípios. 

A destinação das doses foi pactuada após análise do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e reunião entre os gestores municipais e  estaduais. Antes do reforço, estavam sendo vacinados idosos com mais de 60 anos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência, além de trabalhadores de saúde e indígenas aldeados.

Pernambuco tem 71,5 mil idosos com 85 anos ou mais. Como a vacina da AstraZeneca vem em frascos com dez doses, que tem que ser usadas em até seis horas após abertura, há margem de perda de 5%. Com base nesses cálculos, seriam necessárias 79,9 mil doses. Como o estado recebeu 84 mil no sábado, o remanescente (pouco mais de quatro mil) ficará em guarda do estado para possíveis ajustes solicitados pelos municípios, que receberão cargas de acordo com o número de indivíduos nessa faixa etária.

“A importância de vacinar esse grupo de idosos se baseia nos dados atuais da saúde. Pessoas nessa faixa etária representam 15% do total de óbitos”, disse o governador Paulo Câmara. O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que dois terços das pessoas com mais de 85 anos não resiste às complicações da Covid-19. “Essa decisão evitará mortes e refletirá em menos internamentos”, disse. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *