18 de abril de 2024

Erro leva 46 pessoas a receber CoronaVac em vez de vacina da gripe em São Paulo

0

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

Um erro fez com que 46 pessoas fossem vacinadas indevidamente contra a covid-19 em Itirapina (SP). Frascos da CoronaVac, vacina anticovid da farmacêutica Sinovac, foram enviados para um local onde se realizava a imunização contra a gripe.

Receberam por engano a CoronaVac 28 crianças e 18 adultos – entre eles uma mulher grávida.

Nenhuma anormalidade foi detectada até o momento, de acordo com a Prefeitura de Itirapina.

A CoronaVac não foi aprovada para uso em crianças e gestantes. A Sinovac está realizando testes com crianças e adolescentes, mas ainda não divulgou os resultados. A AstraZeneca, cuja vacina anticovid também é aplicada no Brasil, está testando seu imunizante em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Os testes começaram em fevereiro no Reino Unido e não há previsão para resultados.

A Prefeitura de Itirapina afirmou que percebeu na quarta-feira (14), durante controle no estoque de vacinas anticovid, que faltavam 46 doses da CoronaVac.

“Imediatamente verificou-se a possibilidade de erro praticado por uma técnica de enfermagem ao separar a caixa contendo os frascos da vacina, o que acabou confirmado”, disse a administração em comunicado.

Veja a íntegra do comunicado.

Depois de detectar o erro, a Secretaria da Saúde da cidade entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica de Piracicaba para receber orientações de como proceder.

As pessoas vacinadas indevidamente terão acompanhamento médico por 14 dias. Passaram por consultas médicas 26 delas, incluindo a mulher grávida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *