29 de março de 2024

Governo de Pernambuco anuncia aplicação de dose de reforço contra Covid a partir de 15 de setembro

0

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (26), que as doses de reforço de vacina contra a Covid-19 começarão a ser aplicadas em 15 de setembro. Participarão dessa primeira fase da campanha idosos a partir de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

Na quarta (25), o Ministério da Saúde anunciou que as doses para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem ser enviadas aos estados a partir de 15 de setembro.

Essa etapa da campanha será realizada, preferencialmente, com a Pfizer/BioNTech, mas poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca/Fiocruz e Janssen.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

A decisão do governo de Pernambuco foi anunciada após uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Esse colegiado reúne representantes do estado e dos municípios.

O assunto também foi tema de encontro do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o estado, o debate teve como base as informações repassadas pelo Ministério da Saúde.

“Como o informe técnico, com os dados oficiais, chegou apenas após a reunião, os detalhes dessa nova etapa da campanha serão definidos em novo encontro”, disse o comunicado do governo.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, por nota, que o Ministério da Saúde enviará insumos específicos para essa estratégia e que a ação é paralela à vacinação de primeira e segunda doses.

O objetivo dessa dose de reforço é ampliar a resposta imune do organismo no público considerado mais suscetível à doença, evitando mortes.

De acordo com o Ministério, a proteção assegurada pela vacina pode “decair ao longo dos meses”, sendo necessário ampliar essa resposta imune.

O governo federal aponta, ainda, que os imunodeprimidos, normalmente, apresentam resposta reduzida às diferentes vacinas disponíveis no calendário vacinal brasileiro. Por isso, há esquemas de vacinação adaptados para esse público.

Segundo avaliação do estado, é importante avançar em outras medidas para que a comunidade seja “realmente imunizada e protegida” de forma adequada.

Por meio de nota divulgada pelo governo, o pediatra Eduardo Fonseca, representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e integrante do Comitê Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, abordou a relação entre variante delta e dose de reforço.

Para ele, “há a preocupação de garantir que esses grupos mais vulneráveis recebam uma dose de reforço para complementar seu esquema vacinal”.

Na quarta, a Prefeitura do Recife informou que “aguardaria formalização do Ministério da Saúde” para anunciar a data de aplicação da dose de reforço.


Por Pedro Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *