25 de abril de 2024

Guerra na Ucrânia é maior desafio para economia mundial, afirma secretária americana

0

Foto: Pixabay

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta quinta-feira que a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia é o “maior desafio” para a economia mundial, antes da reunião de ministros das Finanças do G20 na Indonésia.
“Nosso maior desafio hoje vem da guerra ilegal e não provocada da Rússia contra a Ucrânia”, disse Yellen em uma entrevista coletiva na ilha de Bali.
“A comunidade internacional deve ter uma visão clara sobre responsabilizar Putin pelas consequências econômicas e humanitárias globais de sua guerra”, acrescentou, em referência ao presidente russo Vladimir Putin.
O conflito na Ucrânia provocou um rápido aumento dos preços no momento em que a economia mundial luta para se recuperar dos efeitos da pandemia de Covid-19, com o risco de apagar a recuperação dos últimos dois anos e provocar mais fome e pobreza.
Yellen disse que continuará pressionando os aliados dos Estados Unidos no G20 para impor um teto aos preços do petróleo russo, uma medida que pretende cortar o financiamento da guerra e obrigar Putin a encerrar a invasão, além de reduzir os custos de energia.

 

Por: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *