29 de março de 2024

Ministério da Saúde nega retenção de vacinas em centro de distribuição

0

© Reprodução/MS O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, explicou a jornalistas como é o fluxo de recebimento, liberação e distribuição das doses para os Estados

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou nesta 6ª feira (13.ago.2021) que a pasta não tem retido doses de vacinas contra covid-19 no Centro de Distribuição, em Guarulhos (SP). Segundo ele, as doses que ainda estão no local estão passando por um processo de verificação de qualidade.

“Não há doses de vacinas covid-19 paradas no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde”, disse a pasta no Twitter.

A jornalistas, Rodrigo Cruz explicou como funciona o fluxo de recebimento, liberação e distribuição das doses para os Estados. Segundo ele, o que demora hoje é o recebimento das informações, por parte dos laboratórios, sobre a qualidade da vacina.

“As vacinas chegam ao Centro de Distribuição, em regra, no final do dia. Essas vacinas precisam passar por um processo de liberação, para que a gente ateste sua a qualidade para que, aí sim, a gente distribua essas vacinas, atestando a segurança delas a todos os brasileiros”, disse.

“Os órgãos reguladores são muito ágeis nas análises. Hoje, o que tem demorado é o recebimento de todas as informações por parte do laboratório, para que a gente possa protocolar esses documentos nos órgãos reguladores que atestam a qualidade da vacina”, acrescentou.

O secretário afirmou ainda que, em alguns casos, há dificuldade para acessar a leitura do dispositivo que mede a temperatura das doses. Quando isso acontece, segundo ele, a pasta “reporta” ao laboratório, “que manda para a sede e depois volta ao Brasil” e é liberada.

A partir da liberação, o Ministério da Saúde disse que elabora “a pauta de distribuição aos Estados”, que recebem as doses em até 48 horas.

“A gente teve, em um caso extremo, uma demora de 7 dias. A regra é que chegue entre 24h e 48h”, disse Rodrigo Cruz.

O Ministério da Saúde disse que mantém diálogo com laboratórios e com órgãos reguladores para tentar agilizar o processo de liberação das vacinas. “Trabalhamos, de 2ª a 2ª, para que a gente possa fazer com que as vacinas cheguem de forma mais rápida ao braço do brasileiro”, disse Cruz.

Segundo a pasta, até o momento, há cerca de 3,5 milhões de doses de vacinas contra covid no Centro de Distribuição, em Guarulhos (SP). Dessas, 1,2 milhão foram liberadas nesta 6ª feira (13.ago).

Em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou que “não há nenhuma pendência” da agência em relação às doses armazenadas pelo ministério em Guarulhos.

© Fornecido por Poder360
© Fornecido por Poder360

GESTORES ESTADUAIS COBRAM

Gestores estaduais têm cobrado a pasta nas últimas semanas e questionando o motivo de haver vacinas estocadas no centro de distribuição do Ministério da Saúde, como: o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD); o governador de São Paulo, João Doria (PSDB); e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). O último afirmou que vai à Justiça contra o Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *