25 de abril de 2024

Ministério da Saúde recomenda quarta dose para idosos com mais de 80 anos

0
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (23) a recomendação da segunda dose de reforço contra a Covid-19, também conhecida como quarta dose, para idosos com mais de 80 anos. A antecipação da medida por alguns estados, como São Paulo e Amazonas, foi criticada pelo ministro Marcelo Queiroga.
A aplicação desta quarta dose deve ser feita quatro meses após o primeiro reforço (terceira dose). Outra orientação da pasta é que o segundo reforço seja feito, preferencialmente, com a a vacina da Pfizer. A pasta reforça que já há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo.
No entanto, as vacinas da Janssen e da AstraZeneca “também podem ser utilizadas, independentemente do imunizante anterior”, diz nota do Ministério da Saúde.
Anteriormente, a quarta dose só era indicada pela pasta para pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos.
Estados
Em São Paulo, maior estado do Brasil, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 começou na última segunda (21). O novo reforço dos idosos foi uma recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado.
“O Comitê levou em consideração na decisão o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021”, explicou o governo de SP.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a criticar o anúncio da quarta dose em idosos feito pelo governador João Doria (PSDB), na semana passada. Para ele, “o governador de São Paulo e outros chefes do Executivo, seja de estado ou de município, muitas vezes, interferem no processo decisório a respeito da imunização”.
“Às vezes, são interferências oportunas, mas essas questões devem ser discutidas no âmbito do Ministério da Saúde, que é quem lidera esse processo. Se cada um quiser seguir de uma forma, o que vai acontecer?”, criticou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *