28 de março de 2024

O calendário esportivo escolar pernambucano está oficialmente aberto

0

O calendário do desporto escolar de 2022 já começou em Pernambuco. Os Jogos Escolares Regionais (JERs) 2022 dão início às competições, individuais e coletivas, para sabermos os campeões que vão representar as escolas nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) deste ano. A primeira região a realizar a seletiva foi a do Sertão de Moxotó, onde a Gerência Regional de Educação (GRE) realizou a cerimônia de abertura da seletiva na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Rios, situada no município de Arcoverde, Sertão do Estado, no final do mês de abril.

A competição é dividida entre as fases municipais, regionais e de grupos, que servem de seletiva para a fase estadual, que ainda não tem uma sede definida e deve ocorrer no segundo semestre. Anualmente a competição recebe centenas de alunos/atletas de todas as regiões do Estado. As modalidades disputadas são: futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo, badminton, xadrez, ciclismo, judô, luta olímpica, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, ginástica rítmica, ginástica artística, karatê e tae-kwon-do.

Os JEPs são a maior competição estudantil do estado e voltaram a ser disputados em outubro de 2021, após um ano suspensos devido às restrições impostas pelo Governo de Pernambuco por conta da pandemia do Covid-19. No último ano os jogos foram realizados seguindo um rigoroso protocolo sanitário, no qual todos os participantes, colaboradores e voluntários foram testados para uma maior segurança. Neste ano, será realizada a 62ª edição do JEPs.

Os vencedores da fase estadual na categoria 12 a 14 anos garantem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Já os vencedores na categoria 15 a 17 anos participam dos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *