18 de abril de 2024

Oftalmologistas alertam para cuidados com os olhos no São João

0

Foto: Divulgação

O São João está de volta! Após dois anos de pausa por conta da pandemia, as tradicionais festas juninas retornam em boa parte do país. A data, tão marcante principalmente no Nordeste, volta a ser comemorada com direito a muito forró e shows em quase todo Pernambuco. Infelizmente, por conta das chuvas na Região Metropolitana do Recife, alguns eventos foram cancelados, mas Caruaru, por exemplo, tem programação mais do que confirmada. Para quem for ao “Maior São João do Mundo” ou for curtir em outro local, um cuidado é necessário: com a saúde dos olhos.
De acordo com o oftalmologista Fernando Ventura, que dá nome ao Instituto de Olhos Fernando Ventura, é preciso ter muita atenção nessa época do ano. As fumaças das fogueiras podem piorar o quadro de insuficiência respiratória dos asmáticos, por exemplo. Porém, o que pouca gente sabe, é que pode causar problemas na visão também.
“Diante dos festejos juninos, gostaríamos de alertar sobre fogueiras e fogos de artifícios. A fumaça provocada pode desencadear conjuntivites alérgicas, com prurido (coceira) e hiperemia (olhos vermelhos), necessitando de tratamento de urgência”, destacou o médico. “Deve também se prevenir ou evitar as queimaduras da pele (pálpebras) e do próprio globo ocular, que pode gerar consequências drásticas, até da perda da visão”, acrescentou.
O médico sugere lágrimas artificiais para ajudar no caso de ressecamento dos olhos provocado pela fumaça, mas Fernando destaca que a compra deve ser feita por meio de prescrição de um profissional.
Crianças
Para a oftalmologista Catarina Ventura, também do Instituto de Olhos Fernando Ventura, a atenção com as crianças precisa ser redobrada. Ela destacou que é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos pequenos quando forem soltar fogos ou brincar próximo a uma fogueira, por exemplo. Em caso de acidente, Catarina ressalta que algumas providências devem ser tomadas imediatamente. “O primeiro socorro deve ser a lavagem abundante com água corrente e, na sequência, a procura por uma urgência mais próxima”, recomendou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *