25 de abril de 2024

Papa Francisco e papa emérito Bento XVI foram vacinados contra a Covid-19

0

Foto: AFP PHOTO / VATICAN MEDIA

O papa Francisco, de 84 anos, e o papa emérito Bento XVI, 93, foram vacinados contra a Covid-19, informou nesta quinta-feira (14) em comunicado o porta-voz da Santa Sé.
O pontífice argentino recebeu a primeira dose da vacina na quarta-feira (13), enquanto o papa emérito alemão foi vacinado esta manhã, como parte de uma campanha de vacinação que começou ontem para os funcionários do Vaticano, segundo o site da Santa Sé.
“Posso confirmar que, no âmbito do programa de vacinação do Estado da Cidade do Vaticano, até o dia de hoje as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas ao papa Francisco e ao papa emérito”, anunciou Matteo Bruni, diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé.
Francisco foi vacinado em um setor do átrio da Sala Paulo VI, especialmente preparado para a aplicação de vacinas. 
O Vaticano iniciou na quarta-feira sua campanha de vacinação, que visa seus quase 5.000 residentes e funcionários. 
Francisco recebeu a primeira dose da vacina dos laboratórios Pfizer e BioNTech e, em três semanas, receberá a segunda. 
Nenhuma foto oficial foi distribuída até o momento. 
Em entrevista divulgada no último domingo pela televisão italiana, Francisco definiu a vacinação como “uma ação ética, porque você arrisca sua saúde, arrisca sua vida, mas também arrisca a vida de outros”.
Vários prelados, bispos e cardeais contraíram o vírus nos últimos meses, incluindo o cardeal Crescenzio Sepe, arcebispo de Nápoles, que cumpre isolamento após testar positivo para a doença. 
Fabrizio Soccorsi, que foi o médico pessoal do papa por cinco anos, morreu no sábado, aos 78 anos, após “complicações da Covid-19” quando estava “hospitalizado por uma patologia relacionada a um câncer”.
Francisco cancelou todas as suas viagens ao exterior desde o início da pandemia em março de 2020 e questionou a celebração de sua visita ao Iraque, marcada para os próximos 5 a 8 de março.


Por: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *