29 de março de 2024

Perseverance perfura solo de Marte em busca de amostras pela 1ª vez

0

O robô Perseverance, da Nasa, atingiu um novo marco na exploração espacial. Pela 1ª vez, o solo da Marte foi perfurado em busca de fósseis e rochas que ajudem a compreender a história do planeta vermelho, onde a sonda busca sinais de vida.

A agência espacial, entretanto, informa que o rover científico não conseguiu extrair uma amostra de rocha para análise. “Parece que a rocha que perfurei estava muito quebradiça e se partiu em pequenos fragmentos/pó, em vez de produzir um núcleo intacto. Seguindo em frente para encontrar meu próximo alvo, que deve ser mais parecido com as rochas que retiramos da Terra”, afirma publicação no Twitter do Perseverance.

Mais de 90 engenheiros e cientistas trabalharam anos para este momento, segundo a agência espacial norte-americana. A análise dos dados causou uma “montanha-russa de emoções”, segundo a nota oficial. Inicialmente, o 1º relatório da sonda robótica indicou sucesso na perfuração, coleta e armazenamento das amostras rochosas.

Entretanto, resultados posteriores com a medição do volume e a imagem pós-medição mostraram que o tubo de amostra estava vazio. “Demorou alguns minutos para que essa realidade fosse absorvida, mas a equipe fez a transição rapidamente para o modo de investigação. É o que fazemos. É a base da ciência e da engenharia”, diz a Nasa.

Nos 2 dias seguintes, a equipe analisou os dados e concluiu que não houve falha do Perseverance. O problema foi que a formação rochosa perfurada tinha características arenosas, o que resultou em fragmentos muito pequenos e de difícil manuseio.

Tanto a equipe de ciência quanto a de engenharia acreditam que a singularidade dessa rocha e suas propriedades materiais são os principais contribuintes para a dificuldade de extrair um núcleo dela”, afirma o comunicado.

Segundo a Nasa, o robô deve seguir no começo de setembro para a próxima localização em South Seith, o ponto mais distante dessa fase da campanha científica. “Com base em imagens de rover e helicópteros até o momento, provavelmente encontraremos rochas sedimentares que, prevemos, se alinharão melhor com nossa experiência de teste na Terra”, diz a agência.

O PERSEVERANCE

O Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro junto com o Ingenuity. A missão Mars 2020 busca sinais de vida no planeta e trará sedimentos do solo marciano à Terra.

O robô tem 19 câmeras acopladas, a maior quantidade em um único veículo enviado a uma missão espacial, e entrou para a história como o 1º equipamento a registrar sons de outro aparelho produzido na Terra, em outro planeta, em 30 de abril de 2021.


Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *