25 de abril de 2024

Pesquisa mostra que o passado é o maior inimigo de Lula na eleição

0

Aliados de Jair Bolsonaro contrataram recentemente uma pesquisa qualitativa para guiar os rumos do presidente na campanha. Nesse tipo de levantamento, um grupo de eleitores é bombardeado por vídeos que expõem o que há de pior sobre o candidato.

Bolsonaro e todas as suas barbaridades no Planalto, as rachadinhas familiares do passado e outras coisas mais… Já Lula, o amplo esqueleto da corrupção dos governos petistas, os dólares jogados fora em Cuba e na Venezuela… Nesse suco da polarização, quem perde mais eleitores?

O presidente, como está diariamente na vitrine apanhando, por incrível que apareça, consegue segurar mais o eleitor disposto a votar nele. Essa turma já não se importa com o conjunto da obra do capitão. Pensa como ele ou não liga para as questões.

Para a turma que vota em Lula, no entanto, o passado petista de corrupção ainda é custoso. Uma parte dos eleitores — a parcela que voltou ao olhar para o petismo por rejeitar Bolsonaro — redescobre a rejeição ao petista. Pode votar em Lula? Pode, mas adoraria buscar outro nome. Para onde vão esses votos? Nesse primeiro momento, para a terceira via, hoje representada por Ciro Gomes.

A notícia só não é tão ruim para Lula — que vai para a eleição abraçado a corruptos como José Dirceu, sem reconhecer a roubalheira petista e sem prometer mudanças — porque o eleitorado que corre dele agora tende a voltar num eventual segundo turno.

 

 

VEJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *