25 de abril de 2024

Petrobras reajusta combustível de aviões em 6,7%

0

A Petrobras reajustou o querosene de aviação (QAV), vendido para as distribuidoras em 6,7% no último domingo (1º). O último aumento foi em 1º de abril, quando a estatal alterou em 18,6% o combustível dos aviões. Os dois aumentos são consequência direta da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Como a política de preços da Petrobras é equiparada ao valor do petróleo no exterior, a instabilidade dessa matéria-prima provoca um aumento direto dos combustíveis no Brasil.

A alta do combustível foi o principal fator que levou as companhias aéreas a anunciar o aumento das passagens aéreas. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), historicamente o QAV é o item de maior ineficiência econômica para as companhias aéreas brasileiras e responde por mais de um terço dos custos do setor, sendo que mais de 50% dessa parcela é ligada ao dólar.

“Mais uma vez o reajuste anunciado pela Petrobras comprova como as companhias aéreas enfrentam diariamente a alta dos custos estruturais, sobretudo com o atual cenário de guerra na Ucrânia que traz muita pressão para o preço do barril de petróleo e para a cotação do dólar. O setor permanece sendo resiliente, mas a atual conjuntura traz muita dificuldade para podermos obter uma recuperação vigorosa diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus”, afirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, em comunicado da associação.

Segundo dados da própria Petrobras, a média por litro do combustível saiu de R$ 4,69, cotado em 1º de abril, e foi reajustada para R$ 5,01 neste domingo. Esse valor não leva em consideração os tributos sobre o combustível e nem a margem cobrada durante a distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *