25 de abril de 2024

Pix terá cartão para transações por aproximação offline: como deve funcionar

0

Não serão somente pessoas com smartphone com internet que poderão fazer transações por Pix, sistema de pagamento do Banco Central (BC). A expectativa é que, no quarto trimestre do ano, seja lançado um cartão pré-pago que poderá ser usado para fazer operações offline com Pix.

O cartão funcionará como um cartão de ônibus, supostamente como o Bilhete Único de São Paulo, no qual se carrega um valor em dinheiro que é transformado em crédito.

“Em algum momento teremos o cartão Pix. Você aproxima o celular e transfere [o dinheiro]. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e quando voltar para o mundo online, você se conecta e pode transferir o seu saldo de volta. Em breve vamos oferecer esse produto também”, afirmou Roberto Campos Neto.

O BC, em comunicado, afirmou que o Pix offline ainda não tem todos os detalhes confirmados, mas tem como objetivo dar ao pagador sem acesso à internet a possibilidade de efetuar uma operação via Pix.

“O Pix offline pretende ampliar os casos de uso atendidos pelo Pix, viabilizando, por exemplo, que um pagador que esteja sem acesso à internet possa efetuar um pagamento por Pix, entre outras situações de uso possíveis”, explicou o BC.

A funcionalidade está, ainda, em fase de estudos, e o cartão é uma das tecnologias que podem ser adotadas para a iniciação de um Pix offline.

Outras questões devem ser esclarecidas em um futuro próximo pelo BC, como o limite de valor para as transações, senhas e até mesmo se cartões de crédito ou débito poderão ser transformados em cartões Pix.

No terceiro trimestre, serão implementados o Pix Saque e o Pix Troco. O primeiro será destinado exclusivamente para o saque de dinheiro em espécie. Já o Pix Troco possibilitará a retirada de dinheiro associado a uma compra ou prestação de serviço.

Até o momento, 245 milhões de chaves foram cadastradas no sistema do Pix e 4,5 milhões de empresas utilizam o sistema. 60% das transações financeiras do Brasil em maio também foram realizadas usando a modalidade, segundo Neto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *