28 de março de 2024

Planalto planeja chamar governadores aliados para reunião sobre Covid-19

0

O Palácio do Planalto planeja convidar um grupo pequeno de governadores mais alinhados com o governo federal para o encontro dos chefes dos Três Poderes nesta semana.

O objetivo do evento, previsto para a quarta-feira (24), é reunir o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG); do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, além do procurador-geral da República, Augusto Aras.

A intenção de aliados do presidente é chamar um governador de cada região do país para representar o grupo. Alguns desses aliados já foram avisados da reunião, que será presencial.

De acordo com um auxiliar de Bolsonaro, o plano inicial é chamar Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, como representante da região Norte; Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, para falar pelo Centro-Oeste; Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, para representar a região Sul. No caso do Sudeste, avalia-se ainda se será convidado Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, ou Cláudio Castro (PSC), do Rio de Janeiro.

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, deve se encontrar com Bolsonaro nesta terça-feira (23), no Palácio do Planalto, para tratar justamente dos planos do Planalto em relação à pandemia. 

O encontro foi acertado entre os dois na última sexta-feira (19), quando Fux telefonou para o presidente da República após informações de que ele havia declarado intenção de decretar estado de sítio. Na ligação, Bolsonaro negou que irá tomar tal medida, de acordo com pessoas próximas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *