25 de abril de 2024

Recife chega a 82% de imunizados contra a Covid

0

No dia em que a Prefeitura do Recife lançou o programa Vacina é Mais Vantagem, com o objetivo de avançar no plano municipal de vacinação contra a Covid-19, a capital pernambucana alcançou, ontem, 82% de esquema vacinal completo contra a doença. O índice está acima taxa de cobertura nacional, que é de 65%.

“A gente quer crescer mais. Lançamos o primeiro módulo do sorteio (do Vacina é Mais Vantagem), e a nossa meta é poder levar esse número a até, pelo menos, 90% da cobertura total, as duas doses, para a população elegível”, disse o prefeito João Campos, ao detalhar o funcionamento do programa.

A iniciativa consiste em sorteios de prêmios realizados pela Prefeitura do Recife, em parceria com a iniciativa privada. O ciclo de sorteios já começa hoje e segue até o dia 30 de dezembro. Na primeira rodada, serão sorteados 90 smartphones doados pelo Movimento Atitude por Pernambuco. As premiações são um incentivo a mais para que o Recife alcance a cobertura de, pelo menos, 90% da população com o esquema vacinal completo em 60 dias. Para realizar os sorteios, a prefeitura fará uso do banco de dados do Recife Vacina. Não há necessidade de cadastramento para participar.

“Precisamos intensificar a vacinação; já lançamos várias frentes, e agora é o Vacina é Mais Vantagem”, destacou João Campos. “Quem se vacinou já concorre, no dia seguinte, ao sorteio de seis smartphones. Então do dia 14 ao dia 30, vão ter esses sorteios nesta primeira fase. E nós aqui queremos agradecer ao Movimento Atitude, grupo que reúne 24 empresas pernambucanas e que fez essa doação ao município para viabilizar mais uma ação de incentivo à vacinação.”

Na ocasião, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, comentou sobre a estratégia da capital para vacinar a população. “Começamos com equipes volantes vacinando os trabalhadores de saúde nos seus locais de trabalho. Depois montamos os 26 centros de vacinação e drive-thrus”, ressaltou. Ele lembrou a importância da vacinação nas escolas, a fim de aumentar a proteção entre os adolescentes, e o trabalho de imunização nas comunidades, realizado nas comunidades, com o objetivo de chegar a locais onde a cobertura está baixa.

“Hoje a gente também está vacinando em cinco shoppings que não precisam de agendamento. A cada passo, vemos a importância de ampliar a estratégia. Fazemos o sorteio valorizando quem já se vacinou e também incentivando as pessoas que até agora não tomaram a 1ª dose, a 2ª ou a dose de reforço”, complementou.

Sorteios

Serão realizados seis sorteios diários. Destes, três prêmios serão destinados a sorteio entre as pessoas vacinadas contra a covid-19 que tenham tomado a primeira dose e que ainda não tenham superado o prazo para tomar a segunda dose (28 dias para a CoronaVac e 60 dias para a AstraZeneca e Pfizer); que estejam com o esquema vacinal completo (1ª e 2ª doses), independentemente da dose de reforço ou que estejam vacinadas com a primeira dose da vacina da Janssen. E dois prêmios serão destinados a sorteio entre as pessoas que tomarem a primeira dose da vacina contra a covid-19, a partir de 6 de dezembro deste ano. O primeiro sorteio acontecerá hoje, às 16h, e os demais nos dias seguintes.

“São dois sorteios por dia. Os primeiros são destinados a três pessoas que já estão com o seu esquema vacinal completo. Quem já se vacinou já está automaticamente concorrendo. E o outro sorteio é – quem se vacinar, do dia 13, ou nos dias seguintes, 2ª dose ou dose de reforço, também estará automaticamente concorrendo”, detalhou o secretário-executivo de Transformação Digital do Recife, Rafael Figueiredo.

Os sorteios acontecerão diariamente, até o dia 30 de dezembro, e serão gravados no canal do YouTube da Prefeitura do Recife, com auditagem da Controladoria-Geral do Município e apoio da superintendência CGU. Os nomes dos vencedores serão anunciados no site e no aplicativo Conecta Recife. Eles receberão comunicado da prefeitura a partir dos contatos registrados na plataforma Recife Vacina.

O programa Vacina é Mais Vantagem soma-se a outras frentes de busca ativa para que mais pessoas sejam vacinadas na cidade, a exemplo do Carro da Vacina, que chegou à marca de 10 mil doses aplicadas em 15 dias. Uma alternativa que não exige agendamento para tomar a vacina são os postos descentralizados montados nos shoppings da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *