29 de março de 2024

Rede federal ultrapassa 1,5 milhão matrículas

0

O Ministério da Educação apresenta nesta terça-feira (23), às 16h30, os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) com conteúdo sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A plataforma é publicada anualmente e apresenta informações e estatísticas que permitem avaliar o desempenho das instituições. A edição 2021 da PNP reúne os números do último ano, além de informações acadêmicas e de gestão da Rede Federal, que apresentou um crescimento de mais de 47% no número de matrículas em relação ao último ano, ultrapassando 1,5 milhão de estudantes.

O ambiente virtual traz funcionalidades de pesquisas que permitem fácil navegação e o uso de filtros responsivos que possibilita uma consulta segmentada por instituições ou localidade. A PNP compila conteúdo sobre número de matrículas e de servidores além de indicadores de eficiência acadêmica e de cursos ofertados pelas instituições da Rede Federal. A primeira versão foi publicada em 2018, e desde então ela recebeu atualizações, sendo disponibilizada todos os anos, sempre com informações do ano anterior.

A PNP é um importante instrumento para gestores, professores, pesquisadores e alunos. Por meio da plataforma é possível realizar o acompanhamento, monitoramento, a avaliação e divulgação dos dados acadêmicos, de gestão de pessoas e financeiros das Instituições que compõem a Rede Federal. Como destaque na edição de 2021 percebe-se o aumento do número de servidores com mestrado e doutorado, garantindo ainda mais qualidade na oferta de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita. Além disso, houve um crescimento no número de matrículas em cursos de qualificação profissional, de mais 268%, em comparação ao mesmo período de 2019.

Rede Federal

A Rede Federal foi instituída pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Ela é composta por 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica, o Colégio Pedro II e 22 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades. Ao todo a rede já soma 670 unidades, distribuídas em mais de 552 municípios brasileiros, e possui mais de 1,5 milhão de matrículas.

Clique aqui para acessar a Plataforma Nilo Peçanha.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *