20 de abril de 2024

Saque com Pix vira alternativa após bancos fecharem 5 mil caixas

0

Os dois novos serviços vinculados ao Pix que devem estar disponíveis em agosto, o Pix Saque e Pix Troco, deverão facilitar o acesso a notas de dinheiro pelo país num momento em que os maiores bancos fecham agências e caixas.

Apenas em 2020, as cinco maiores bancos que atuam no país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander) fecharam 5.067 terminais próprios de autoatendimento, numa estratégia de redução de custos e também de riscos, em razão dos ataques aos terminais. Houve o fechamento ainda de 1.700 agências.

A implantação do Pix Saque e do Pix Troco foi colocada em consulta pública pelo Banco Central nesta segunda-feira (10), e a população pode opinar até o dia 9 de junho pela internet.

Segundo Walmir Freitas, diretor na Kroll, empresa especializada em segurança cibernética, a ideia facilita a vida do consumidor por permitir saques em mercados, lojas etc., “visto que a quantidade de caixas eletrônicos está cada vez menor por causa até de segurança”. Ele cita os ataques a terminais, fato que atinge até caixas eletrônicos em supermercados.

Freitas destaca que a vantagem para o comerciante aderir ao novo sistema ainda precisará ficar mais clara. Uma das premissas é a de que o cliente aproveitaria a ida ao comércio para, além de retirar dinheiro, realizar algumas compras.

Ele vê como desejável uma remuneração ao comerciante para estimular a participação no programa. A possibilidade consta da proposta do Banco Central colocada em consulta pública. A premissa é que haverá um sistema em que o cliente não pagará nada ao comércio e terá um limite de até quatro saques gratuitos por mês, sem pagar taxas ao seu banco, considerando também a modalidade troco. Deverá haver um limite de R$ 500 por dia.

Pela proposta, o banco do sacador pagará uma tarifa ao banco do agente de saque, um supermercado, por exemplo. E o banco do comércio, por sua vez, repassará parte do valor ao comerciante. As taxas ainda serão definidas pelo Banco Central.

Bancos menores

Para Angelo Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, as vantagens do Pix Saque e do Pix Troco consideram a ausência da estrutura bancária em parte do país, especialmente nas pequenas cidades e nas periferias das grandes cidades. “Isso traz um transtorno as pessoas. No caso das grandes cidades, as pessoas têm que deslocar por distâncias grandes. Esse é um dos pontos que nós teremos que atacar”, afirma.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *