25 de abril de 2024

Sertânia promove campanha de conscientização sobre o autismo

0

Com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”, o Governo Municipal de Sertânia inicia nesta quinta-feira (07/04) uma série de atividades em alusão ao autismo. O objetivo é promover a inclusão e dar visibilidade ao TEA. A iniciativa será conduzida pela Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Programa Olhar Para as Diferenças e Selo Unicef.

A campanha começa com uma caravana que vai visitar as UBSFs da sede e as escolas das vilas e povoados.

07/04 – Alto do Céu (UBSF), Vila da Cohab (UBSF), Cruzeiro do Nordeste (Escola)

8/04 – Nova Sertânia (UBSF), Algodões (Escola)

11/04 – Mário Melo (UBSF), Alto do Rio Branco (UBSF), Albuquerque – Né (Escola)

12/04 – Cerâmica (UBSF), Ferro Novo (UBSF), Rio da Barra (Escola)

As palestras serão ministradas pelas equipes técnicas do CRAS e profissionais da Educação e Saúde.

No dia (11/04) haverá, ainda, uma roda de conversa, às 9h, na Câmara de Vereadores. A proposta é trocar conhecimento, experiências e expectativas sobre as políticas públicas e o papel social na inclusão desse grupo.

Já no dia 20 de abril, às 15h30, será realizada na Praça de Eventos Olavo Siqueira uma grande atividade lúdica em alusão à campanha. Uma ação aberta para toda a comunidade.

O encerramento acontece no dia 28 de abril com uma passeata que pretende reunir pais, profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde, além da população em geral. A concentração será às 16h em frente à Escola Estadual Jorge de Menezes, seguindo de lá até a Praça da Prefeitura. Nesse ponto será feito o lançamento da Carteira para Autista e divulgado os detalhes do decreto que prioriza os atendimentos dos autistas no município.

De acordo com o prefeito Ângelo Ferreira a iniciativa quer disseminar conhecimento sobre o autismo e principalmente quebrar preconceitos. “A campanha quer envolver toda a comunidade nessa discussão. O que desejamos é promover uma inclusão social plena e eficaz e sabemos que o caminho para isso é contribuir para a conscientização através da informação. Assim, estaremos promovendo ao longo de todo o mês espaços para diálogo sobre o autismo” disse o gestor.

Mês de conscientização do autismo

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 2 de Abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o TEA e assim reduzir a discriminação. A campanha é chamada de Abril Azul.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista – TEA “é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades”.

A rede municipal de Sertânia oferece o cuidado aos pacientes com autismo por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *