26 de janeiro de 2022

UFPE oferta 6.972 vagas para os vestibulandos por meio do Sisu 2022.1

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Hits: 1

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já liberou informações sobre os prazos e documentos necessários para vestibulandos se inscreverem no Sistema de Seleção Unificado (SISU). Com as candidaturas previstas para acontecer de 15 a 18 de fevereiro, com base nas edições anteriores que consideram a data do resultado do Enem, marcada para 11 de fevereiro, há algumas questões importantes que devem ser observadas.
Para quem está fazendo o vestibular pela primeira vez, o Sisu nada mais é do que uma plataforma online gratuita, gerenciada pelo Governo Federal, que permite às candidaturas nos cursos de interesse. Ou seja, é por meio dele que o aluno consegue ter acesso a uma universidade pública.
Ao se cadastrar usando os mesmos dados de identificação do Enem 2021, é preciso acompanhar o quadro com os informes sobre os tipos de vagas. O gestor da área de ciências da natureza do Colégio Motivo, Antonio Lorena, explica como funciona essa etapa.
“No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas dos cursos oferecidos pelas universidades como: ampla concorrência ou cotista. Em geral, essa divisão ocorre reservando 50% para ambas modalidades. Caso o aluno opte por se inscrever como cotista, existem três tipos: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda e ações afirmativas, que são estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas”, esclareceu.
Nota de corte
A nota de corte é o número mínimo necessário para dar entrada no curso de interesse. Somente quem consegue alcançá-la ou até mesmo superá-la ao final das inscrições, passa a ter a aprovação garantida.
Lorena explica ainda que durante os dias de inscrição o vestibulando deve atualizar a plataforma para verificar sua posição.
“O aluno deve entrar todos os dias no sistema, verificar se de fato a opção de curso está selecionada corretamente e acompanhar a evolução das notas de corte no período de inscrição. Podemos perceber uma oscilação da nota de corte muito grande em alguns cursos. Estar atento a isso é de extrema importância, evitando assim futuras frustrações”.
SISU UFPE 2022.1
Total de vagas: 6.972
Vagas para ampla concorrência: 3.480
Vagas para a Lei nº 12.711/2012 ou Lei de Cotas: 3.492
Cursos de graduação: 104
Matrículas em 2022
Após a liberação dos resultados, quem concorreu a vagas na modalidade ampla concorrência deve entregar a instituição de ensino os seguintes documentos:
  • Certificação de Conclusão do Ensino Médio emitida pela Secretaria Estadual de Educação ou órgão equivalente;
  • Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cédula de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovação de cumprimento das obrigações militares, para indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos;
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação (ou Certidão de Quitação Eleitoral), para maiores de 18 anos;
  • Comprovante de residência;
  • Três retratos 3x4 recentes coloridos, sem carimbo;
  • Cartão de vacina atualizado;
  • Formulários de matrícula devidamente preenchidos e assinados, conforme modelo de Ficha de Matrícula e Requerimento de Matrícula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *